top of page
sabrinacorrea1

Gestão ESG nas Olimpíadas de Paris! Confira 10 critérios aplicados na estratégia da organização.

Várias polêmicas surgiram nesta edição de Paris, mas no quesito inovação e compromisso com a sustentabilidade, estão dando exemplo de Gestão ESG na prática. E...


Sejamos realistas, é impossível agradar todo o mundo e acertar em tudo, ainda mais quando se coloca ousadia para inovar e quebrar padrões.

Não foi a toa que a Organização Estratégica escolheu o tema Legado e Sustentabilidade para os Jogos de Paris 2024". 


Confira abaixo 10 critérios de Gestão ESG aplicados pela organização:


 1) A começar pela Tomada de decisão da governança: integrando a Sustentabilidade em toda a Estratégia da organização, desenhado em torno de 2 pilares:


  • Entrega de Jogos Mais Responsáveis: Concentrado para garantir que a organização dos Jogos de Paris 2024 adotasse práticas sustentáveis em todos os aspectos do evento, enfatizando a importância de minimizar o impacto ambiental dos Jogos e Evento como um todo, promovendo uma economia circular e garantindo que o evento atendesse aspectos do clima e biodiversidade.

  • Construindo o Legado Social e Ambiental dos Jogos de Paris 2024: Este pilar visa alavancar os Jogos para criar um impacto positivo duradouro na sociedade e no meio ambiente. Inclui iniciativas para aumentar a conscientização sobre a importância da atividade física e do esporte para a saúde, promover inclusão e igualdade e usar o esporte como uma ferramenta para educação e engajamento cívico. O objetivo é acelerar a transformação ecológica do esporte e da sociedade por meio do legado dos Jogos. Alguns exemplos de como isso foi colocado em prática:


2) Valorização dos seus potenciais ativos disponíveis: ao aproveitar sua infraestrutura turística local existente para a realização dos jogos e da cerimônia de abertura, o que foi muito disruptivo, saindo do estádio fechado, e indo para o centro da cidade com desfile ao longo do Rio Sena.


3) Regeneração do ecossistema: ao recuperar a saúde do Rio Sena e integrar a natureza na cerimônia de abertura. Isso foi um verdadeiro exemplo de transformar o que é um problema e geração de passivos, em uma oportunidade de solução para ativos no longo prazo. Foi planejado 50 milhões de euros entre as ações de melhoria do tratamento de água e esgoto sanitário, infraestrutura e em campanhas de conscientização pública.


4) Arquitetura Sustentável: dos poucos novos empreendimentos construídos, boa parte foi desenhado com materiais bio-based, ou seja, ecológicos e biomassa, reutilizáveis, com predominância de uso de energia limpa renovável e/ou aproveitamento máximo de luz e ventilação natural.


5) Compromisso com a Emergência Climática: ao fazer escolhas desconfortáveis como a de não instalar ar condicionando nos alojamentos para favorecer a meta de redução das emissões de CO2. Isso deu o que falar, ainda mais agora com altas temperaturas no verão Europeu. Sem dúvida esse contexto tornará um marco histórico para muitos atletas, que desempenharão seu máximo, mesmo com as adversidades das diferenças ambientais do seu ambiente de preparação.


6)  Engajamento com a comunidade: disponibilização de 222 mil ingressos gratuitos para reduzir a desigualdade econômica para a participação local. 


7) Ações de Inclusão & Diversidade: o momento mais emocionante durante a abertura na minha opinião, foi a passagem da tocha, entre PCD, Negros, Idoso, transferindo para um casal acender a pira olímpica, marcando a 1º edição com proporção igual de atletas homens e mulheres.


8)  Inovação: o mais incrível foi a pira olímpica suspensa por um balão aceso por meio de eletricidade e água, evitando a poluição e riscos de combustão, realizando em parceria privada, a EDP que fornece energia na França.


9)  Transparência de dados: monitoramento dos indicadores de impacto e comunicação através de relatórios publicados. Você pode acessar muitas outras informações sobre as ações e dados no último Relatório publicado, neste link Relatório Sustentabilidade Paris 2024.


10) Muita Tecnologia Digital:  Sério, o que foi aquele show de luzes na Torre Eiffel? Sem falar na criatividade de diversificar a apresentação temática com elementos cinematográficos gravados, sincronizados com apresentações artísticas ao vivo em diversos espaços, revezando com a participação viva do público presente.


A Organização de Paris prometeu Legado & Sustentabilidade e está provando que o futuro será cada vez mais Eco & Tech.


E você, pegou a visão?


Não deixe de agir para este novo cenário, descubra a maturidade ESG atual do seu negócio de com o Diagnóstico mais completo e prático da Mutação Sustentável!

Deixe sua mensagem e entraremos em contato.

E bora incentivar o esporte do Brasil!!!


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page